Um bebê prematuro é aquele que nasce antes de completar 37/38 semanas. Essas crianças costumam ser menores quando nascem, não passando dos 46 centímetros e 2kg. Quanto mais cedo é o nascimento, maiores são os riscos e problemas que o bebê deve enfrentar nos seus primeiros meses de vida.
É possível fazer o parto a partir de 22 semanas. Essas crianças são consideradas extremamente prematuras e podem passar até 3 ou 4 meses internadas. Quem nasce após 30 semanas de gestação costuma passar apenas alguns dias ou semanas no hospital. Mas a situação pode variar em cada caso – e é a equipe médica quem irá identificar o melhor momento para que o seu filho receba alta.
Existem muitas causas que podem fazer um bebê ser prematuro, como infecções ou problemas de má-formação do feto, bem como doenças na gestante (diabetes, hipertensão, infecções).
Principais riscos
Os riscos são ligados à imaturidade dos órgãos da criança e à sua imunidade pouco desenvolvida. No primeiro caso é bastante comum que os prematuros não consigam respirar sem a ajuda de aparelhos e precisem se alimentar por sonda. Já a baixa imunidade aumenta as chances de infecções.
Quanto mais cedo nasce o bebê, maiores são os riscos, porém as chances de um prematuro sobreviver atualmente são muito altas devido ao desenvolvimento da medicina e da tecnologia.
Cuidados com um bebê prematuro
Durante o período na incubadora os pais devem lavar bem as mãos antes de entrar na sala e evitar visitas quando estiverem doentes. É recomendado que os pais peguem o bebê no colo diariamente para que seja criado um vínculo e a criança entenda o que é carinho.
Em casa os primeiros meses devem ser de maiores cuidados, evitando aglomerações de pessoas e o contato com pessoas doentes, mas o bebê deve passear e levar uma vida normal. O acompanhamento do pediatra, vacinação em dia, alimentação adequada e seguir as orientações médicas são vitais.
Em caso de prematuros extremos pode ser que seja recomendado o tratamento com outros profissionais, como fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Ao completar 2 anos, a criança já deve ter atingido o desenvolvimento normal para a idade.
Importância do acompanhamento médico
O acompanhamento médico é fundamental para detectar fatores que podem fazer uma criança nascer antes do tempo e tomar medidas para adiar o seu nascimento tanto quanto possível.
Além disso, o acompanhamento do bebê prematuro após o parto é essencial para sua recuperação e também para orientar os pais sobre a rotina do bebê e os exames, procedimentos e medicamentos adotados, bem como esclarecer dúvidas sobre cuidados diários e o desenvolvimento do bebê.
Por isso, todas as gestantes devem fazer o pré-natal e continuar o acompanhamento com o pediatra após o nascimento da criança.
Nessa fase de vida do bebê, a mamãe e o papai podem contar com as roupas especiais da loja Baboobee, (já falamos sobre as roupinhas neste post, clique aqui)feitas exclusivamente para prematuros, utilizando os melhores tecidos para que o recém-nascido fique confortável. São lindos bodies, conjuntos e macacões que você recebe no conforto do seu lar.







