Os jogos incentivam o desenvolvimento dos bebês, a criatividade e a imaginação do seu filho, além de outras habilidades.
Seja rolando uma bola de um lado para o outro com o irmão, ou colocando uma fantasia e imaginando que é uma astronauta. A criança está desenvolvendo habilidades sociais importantes, como aprender a se revezar, cooperar e conviver com os outros.
A partir do momento em que nascem, os bebês adoram brincar. Mas, como você escolhe o brinquedo ou o jogo certo para o seu bebê?
Aqui, trazemos o que esperar para o desenvolvimento no primeiro ano do bebê, e os melhores brinquedos e jogos para cada etapa.
Desenvolvimento dos bebês
O que seu bebê faz em cada etapa do crescimento?
0 a 1 mês
- A visão do bebê se estende para além da distância do braço. Ele pode ver cores, mas prefere fortes contrastes.
- O reflexo de aperto palmar ocorre e ele apertará qualquer coisa que você colocar em suas mãos.
- Ele ouve vozes familiares à medida que a audição se desenvolve.
2 a 3 meses
- O bebê começa a exercer controle sobre seus membros e repete movimentos que lhe trazem prazer.
- No final do terceiro mês, ele começa a desenvolver a coordenação das mãos e dos olhos.
4 a 6 meses
- A boca do seu bebê se torna sua principal ferramenta para exploração. Além de querer colocar tudo na boca, ele fica fascinado com os sons que pode criar.
- Ele está se tornando mais ativo fisicamente e começando a se socializar mais.
7 a 9 meses
- Seu bebê começa a “fugir”, engatinhando por aí. Ele toma a iniciativa e gosta de explorar seu ambiente.
- O movimento de pinça se desenvolve, permitindo que seu bebê segure pequenos objetos.
- Ele começa a entender as palavras e pode unir as mãos.
10 a 12 meses
- O senso de equilíbrio do seu bebê melhorou muito; ele pode até estar andando.
- Suas habilidades motoras perceptivas, linguísticas e finas aumentam.
- Ele começa a imitar tudo o que vê.
Quais os estágios das brincadeiras?
Jogo desocupado
O jogo desocupado refere-se à atividade na qual uma criança não parece estar realmente brincando. Ela pode apenas estar envolvida em movimentos aparentemente aleatórios, sem objetivo. Entretanto, apesar das aparências, isso definitivamente é uma brincadeira e prepara o terreno para futuras explorações de jogos.
Jogo Solitário (Independente)
O jogo solitário é exatamente o que parece: é quando seu filho brinca sozinho. Esse tipo de brincadeira é importante, porque ensina a criança a manter-se entretida, eventualmente estabelecendo o caminho para ser autossuficiente.
Qualquer criança pode brincar de forma independente, mas o jogo solitário é mais comum em crianças com idade abaixo de 2 ou 3 anos. Nessa idade, elas ainda são bem egocêntricas e não possuem boas habilidades de comunicação. Se uma criança é mais íntima ou não conhece bem seus amigos, ela pode preferir esse tipo de brincadeira.
Jogo do espectador
O espectador é quando uma criança simplesmente observa outras brincando e não participa da ação. É comum que as crianças mais jovens trabalhem seu vocabulário em desenvolvimento. Não se preocupe se o seu pequenino estiver se comportando dessa maneira. Pode ser que a criança se sinta tímida, precise aprender as regras, ou talvez seja a mais nova e queira dar um passo atrás por um tempo.
Jogo Paralelo
Coloque duas crianças de 3 anos em uma sala e é isso que você provavelmente verá: as duas crianças se divertindo, brincando lado a lado em seu próprio mundinho. Isso não significa que elas não gostem uma da outra, e sim que estão apenas se envolvendo em jogos paralelos.
Apesar de existir pouco contato social, as crianças que brincam paralelamente aprendem bastante uma com a outra. Mesmo que pareça que elas não estão prestando atenção umas nas outras, muitas vezes, imitam-se os comportamentos. Como tal, este tipo de jogo é visto como uma ponte importante para os últimos estágios de uma brincadeira.
Jogo associativo
Um pouco diferente do jogo paralelo, o associativo também apresenta crianças brincando separadamente umas das outras. Mas, neste modo de jogo, elas estão envolvidas com o que os outros estão fazendo – pense nas crianças construindo uma cidade com blocos.
Enquanto constroem seus edifícios individuais, elas conversam entre si e se envolvem. Esta é uma etapa importante do jogo, porque ajuda os pequenos a desenvolverem uma série de habilidades – socialização (o que devemos construir agora?); resolução de problemas (como podemos tornar essa cidade maior?); cooperação (se trabalharmos juntos, podemos tornar nossa cidade ainda melhor) e desenvolvimento de linguagem (aprendendo o que dizer para transmitir suas mensagens entre si). É através do jogo associativo que as crianças começam a fazer amizades reais.
Jogo Cooperativo
O jogo cooperativo é onde todas as etapas se juntam e as crianças realmente começam a brincar juntas (é comum em pré-escolares ou com crianças que têm irmãos mais velhos). O jogo cooperativo usa todas as habilidades sociais em que seu filho está trabalhando e as coloca em ação. Quer estejam construindo um quebra-cabeça juntos, jogando com um tabuleiro ou desfrutando de uma brincadeira ao ar livre, o jogo cooperativo prepara o terreno para futuras interações enquanto seu filho amadurece.
Outros tipos de brincadeiras
Embora esses estágios sejam importantes e necessários para o desenvolvimento social da criança, existem outros tipos de brincadeiras que também contribuem para seu desenvolvimento. Essas brincadeiras geralmente se desenvolvem quando uma criança começa a se envolver em jogos cooperativos e incluem:
- Fantasia: quando seu filho gosta de brincar de médico ou que está em um restaurante, por exemplo, é um jogo dramático ou de fantasia. Através desse tipo de brincadeira, a imaginação de seu filho não apenas se exercita, mas ele também aprende a revezar, cooperar, compartilhar e trabalhar no desenvolvimento da linguagem.
- Jogo físico: habilidades motoras brutas e finas realmente entram em jogo aqui, quer seu filho esteja jogando uma bola ou andando de bicicleta. O jogo físico encoraja as crianças a serem ativas.
- Brincadeira construtiva: formas de jogo construtivo incluem construir com blocos, fazer uma estrada para carros de brinquedo ou construir um forte de almofadas no sofá. O jogo construtivo ensina as crianças sobre manipulação, construção e montagem de coisas. Habilidades cognitivas são usadas para descobrir como fazer algo funcionar melhor, se é uma torre de blocos ou um castelo de areia.
- Simbolismo: este tipo de brincadeira pode ser vocal (canto, piadas, rimas, etc.), artes gráficas (desenhar, colorir, etc.), contar histórias ou fazer música. Essas brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver habilidades de expressão e explorar suas experiências, ideias e emoções.
Não importa qual seja a brincadeira, cada uma possui suas particularidades e funções no desenvolvimento dos bebês. Escolha a que mais se adequa aos gostos e necessidades do seu filho e aproveite a diversão!
Links relacionados







